domingo, 16 de novembro de 2008

Curitiba virou a capital dos antigos



A 17ª edição do Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos reuniu, no Museu do Automóvel, no Parque Barigüi, os mais belos exemplares de colecionadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul


Para quem quer reviver o passado, ou simplesmente admirar os mais belos e raros exemplares de automóveis antigos, o melhor programa deste fim de semana é comparecer ao Museu do Automóvel de Curitiba, no Parque Barigüi, onde vai ocorrer o 17º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos. Mais de 400 carros estão confirmados para este evento, realizado em conjunto pelo Museu do Automóvel e Clube de Automóveis e Antiguidades Mecânicas do Paraná.
O encontro ocorre anualmente há 17 anos. Cada ano, um estado da Região Sul é responsável pela organização. A última edição ocorreu em novembro de 2007, em Balneário Camboriú (SC), e reuniu mais de 300 veículos. A do próximo ano será na cidade de Canela (RS), que irá oficializar o evento de 2009 neste fim de semana em Curitiba. Os colecionadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina começam a chegar com as suas raridades na sexta-feira, mas o evento só abre as portas para o público na manhã de sexta-feira. No domingo passado, vários exemplares que irão participar do evento já podiam ser vistos estacionados no Alto do São Francisco, como o belo Cadillac Eldorado, que pertence a Marcus Conte e já foi premiado nos mais importantes eventos do gênero no país; Chevrolet Bel Air, 1960; Mercedes-Benz 1959; Ford 1937 e 1948 Super Deluxe. O Opel 1932, de Aramis Secundino, e o Pontiac conversível, 1946, de Udo Fernando Heller, ambos premiados em edições anteriores, também estão confirmados. Uma coleção exclusiva de modelos da montadora tcheca Skoda e o Ford T Delivery Van de 1919, que era usado para as entregas da empresa Matte Leão, também figuram entre as atrações. Além disso, um grande mercado para garimpo de peças para carros antigos e lembranças estará funcionando no local.