Tipos de lixo e poluição


ENTREVISTA


: Bom dia, hoje no plantão reciclagem veremos o que os alunos do CIESC acham da idéia de termos um mundo mais ecológico, e o que fazem para que esse mundo exista.

- Olá, com essas catástrofes que estão acontecendo no nosso mundo o que você faz para ajudar o meio ambiente? E na reciclagem?

-Oi, meu nome é Franciele, eu separo o lixo (papel, plástico, vidro, orgânico) e no meio ambiente eu não jogo lixo na rua e planto árvores uma vez por ano.



-Muito Obrigada.



-Oi, você adolescente acha importante reciclar?

-Sim, muito importante pois assim estaremos salvando o mundo, e meus filhos e netos poderão desfrutar das coisas naturais maravilhosas que o mundo nos oferece.



-Muito obrigada, até o próximo plantão da reciclagem acabamos por aqui.



Existem cinco tipos de lixo, que as pessoas mais utilizam.

Lata Amarela: Metal

Lata Vermelha: Plástico

Lata Verde: Vidro

Lata Azul: Papel

Lata Cinza: Orgânica

 
 
-------------------------------------------------

Contaminação da água: uma ameaça à saúde pública


A poluição das águas no ambiente urbano assume proporções catastróficas, principalmente nas grandes cidades mundiais. Ao mesmo tempo em que o consumo de água é elevado e crescente, as fontes poluidoras também caminham em ritmo acelerado.

Em muitas cidades do mundo, tanto as águas superficiais como as dos lençóis freáticos encontram-se altamente comprometidas pela contaminação causada por esgotos (domésticos e industriais), pelo lixo, em especial pelo chorume, e até mesmo por poluentes atmosféricos que são depositados na superfície pela ação das chuvas.

Algumas fontes poluidoras podem até estar escondidas, como é o caso dos reservatórios de combustíveis dos postos. Estes reservatórios ficam enterrados no solo e correm o risco de vazamento, devido à corrosão do material usado em seu revestimento.

As estatísticas que apontam as conseqüências da contaminação da água são assustadoras. No mundo, 6,3% das mortes ainda são causadas por doenças decorrentes da má qualidade da água. No Brasil, a Organização Mundial de Saúde divulgou um estudo que revela que 28 mil pessoas morrem, por ano, em decorrência de doenças provocadas por água contaminada, condições sanitárias precárias e falta de higiene. Cerca de 90% das mortes causadas pela má qualidade da água no mundo são de crianças.

Segundo dados do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), um bilhão e duzentos milhões de pessoas (35% de população mundial) não têm acesso à água tratada e um bilhão e oitocentos milhões de pessoas (43% da população mundial) não contam com serviços adequados de saneamento básico. Talvez estes dados expliquem as razões deste cenário desolador.

A POLUIÇÃO DOS RIOS: Existem alguns organismos vivos que são bioindicadores da qualidade da água. Se um rio está limpo ou poluído eles são um sinal de alerta. Quando alguns desses animais desaparecem enquanto outros continuam presentes, é sinal de que as coisas não vão bem. Alguns exemplos desses animais são: Plecoptera, Ephemeroptera e Trichoptera, conhecidos como arquitetos dos rios.

A libélula é considerada o maior bioindicador já estudado. Toleram um pouco de poluição, mas preferem águas limpas. Quando as minhocas-d’água e um mosquito chamado Chironomidaes, é um sinal que a imundice tomou conta. Quando só sobram os animais tolerantes a poluição, é sinal que há riscos graves de contaminação.


Lixos que poluem os rios:

 Metais: Latas e outros.

 Papel: Cartolina, papelão, folhas de caderno, etc.

 Plásticos: Potes, copos, garrafas, embalagens, etc.

 Vidro: Garrafas, copos, janelas, etc.

 Orgânicos: Casca de frutas, ossos, frutas estragadas, etc.

 Outros: Pneus, eletrodomésticos, esgoto, produtos químicos, etc.


Dicas fáceis de você verificar a qualidade da água de um rio:


A cor e o cheiro de um rio ou córrego podem lhe dizer muitas coisas sobre o que está acontecendo com ele.


Água verde: pode significar que o rio está cheio de algas. Isto dificulta a existência de qualquer outra vida.


Água barrenta: pode significar que há muita terra na água, o que dificulta a respiração dos peixes. Talvez o córrego precise de mais plantas ao longo das margens. Pode ter certeza que em algum ponto do rio as matas ciliares foram devastadas.


Uma película brilhante sobre a água: pode significar que há óleo sendo derramado no rio ou córrego. Ele é venenoso e esse derramamento deve ser impedido.


Espuma e cheiro de ovo podre: pode significar que casas ou fábricas estão escoando esgoto na água. O esgoto contém germes que podem nos deixar doentes e matar a vida aquática.


Uma camada alaranjada ou vermelha sobre a água: pode significar que alguma fábrica está despejando poluentes na água.


SE VOCÊ ENCONTRA PEIXES OU OUTRAS ESPÉCIES DE INSETOS NA ÁGUA, É UM BOM SINAL. SIGNIFICA QUE NELA HÁ OXIGÊNIO EM ABUNDÂNCIA.


--------------------------------------------------------------------------



                                        Lixo Atômico


• O que é?

• Como é produzido?

• Tratamento.

O que é?

 “Lixo Atômico” é geralmente o termo popular empregado para designar “lixo” radioativo gerado nos reatores nucleares e nas usinas de reprocessamento de elementos combustíveis queimados.

 Contudo, o termo mais adequado e utilizado pela comunidade científica é “rejeito radioativo” , que abrange todos aqueles materiais que não podem ser reaproveitados e contêm substancias radioativas em quantidades tais que não podem ser tratados como lixo comum.

 Um dos grandes problemas ambientais causados pelas usinas nucleares é o lixo atômico. trata-se dos resíduos que decorrem do funcionamento normal do reator: elemento radioativo que “sobram” e que não podem ser reutilizados .

 Normalmente coloca-se o lixo atômico em grossas caixas de concreto e outros materiais para em seguida jogá-las no mar ou enterrados em locais especiais. As condições de armazenamento desse lixo são preocupantes, pois essas caixas podem se desgastar com o tempo e abrir contaminando assim o meio ambiente.

Como é produzido?

 O lixo atômico é produzido em todos os estágios do ciclo do combustível nuclear- desde a mineração do urânio até o reprocessamento de combustível nuclear irradiado.

 Grande parte desse lixo permanecerá perigoso por milhares de anos, deixando uma herança mortal para as futuras gerações.

 Durante o funcionamento de um reator nuclear são criados isótopos radioativos extremamente perigosos - como césio, estrôncio, iodo, criptônio e plutônio.

Tratamento

 A invenção se refere a um método e uma instalação para o tratamento de lixo radioativo produzido por consequencia da operação de usinas de energia nuclear com reatores de água pressurizada e regulagem de reatividade do boro e se produzirão substâncias como o borato de sódio com quantidade de isópotos de césio, com a concentração máxima de 800 bq por um quilograma de solução de ácido.

--------------------------------------------------------------------




                            LIXOS  INDÚSTRIAIS



Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das praticas de consumo e dos métodos de produção. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens). Os resíduos perigosos, produzidos sobre tudo pela indústria, são particularmente preocupantes, pois, quando incorretamente gerenciados, tornam-se uma grande ameaça ao meio ambiente.

A compreensão da problemática do lixo e a busca de sua resolução pressupõem mais do que a adoção de tecnologias. Uma ação na origem do problema exige reflexão não sobre o lixo em si, no aspecto material, mas quanto ao seu significado simbólico, seu papel e sua contextualização cultural, e também sobre as relações históricas estabelecidas pela sociedade com seus rejeitos.

As mudanças ainda são lentas na diminuição do potencial poluidor do parque industrial brasileiro, principalmente no tocante as indústrias mais antigas, que continuam contribuindo com a maior parcela da carga poluidora gerada e elevada a riscos de acidentes ambientais, sendo, portanto, necessário altos investimentos de controle ambiental e custos de despoluição para controlar a emissão de poluentes, o lançamento de efluentes e o deposito irregular de resíduos perigosos.

Alem da matéria-prima recuperada a partir do lixo domiciliar, diversos tipos de resíduos industriais também passou a ser reciclado sendo que alguns setores já mostram avanços consideráveis nesse campo.

Há confecções, Santa Catarina, empresas usam restos de algodão e jeans transformando em redes acolchoados e estofados.

Esses exemplos mostram muito bem como as sobras de uma fabrica podem ser aproveitados através da reciclagem. Mas esse reaproveitamento só é possível quando os materiais são descartados em larga escala, quando possuem composição relativamente homogênea e não saem misturados com o lixo gerado nos escritórios e restaurantes da própria fabrica.

E é algo que prejudica muito a natureza e ainda mais a saúde das pessoas.


 ----------------------------------------------


Tipos de lixo -  Lixo agrícola


Animas criados na pecuária intensiva produzem muito lixo,que é enterrado em depósitos de lixo ou fossas.

Muitas vezes ele vaza pela terra,poluindo água subterrânea.

A pecuária intensiva exige mais animais,que por sua vez,produzem mais lixo agrícola.

Lixo doméstico:Também chamado de lixo domiciliar ou residencial,é produzido pelas pessoas em suas residências.Constituído principalmente de restos de alimentos,embalagens de plásticas,plástico e papeis em geral.

Lixo eletrônico:É o lixo composto de equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos como televisões,computadores,geladeiras,celulares e qualquer aparelho descartado.

É um lixo muito perigoso ao meio ambiente,pois,existem vários metais pesados tóxicos na sua composição.Esses metais são:Mercúrio,cádmio,berílio e chumbo.

Lixo industrial:É o lixo produzido nas atividades das industrias como:metalúrgica,química,de celulose,petroquímica,alimentícia,entre outras.É bastante variado,pode conter cinzas,resíduos ácidos,óleos,plásticos,papeis,madeira,fibras,borrachas,metais,vidros,cerâmicas e resíduos altamente tóxicos.

Lixo nuclear:Produzido em atividades médicas,industriais ou de pesquisa que envolvam material nuclear.São diversos,alguns fracamente radioativos são enterrados em aterros especiais,já os altamente radioativos exigem tratamento para não danificar o meio ambiente.


 ---------------------------------------------------
                             



                                             Poluição sonora


Quando e como ocorre

A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.

O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação, etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

Efeitos negativos da poluição sonora na saúde dos seres humanos:

• Insônia (dificuldade de dormir);

• Estresse

• Depressão

• Perda de audição

• Agressividade

• Perda de atenção e concentração

• Perda de memória

• Dores de Cabeça

• Aumento da pressão arterial

• Cansaço

• Gastrite e úlcera

• Queda de rendimento escolar e no trabalho

• Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)


Recomendações importantes:

Para evitar os efeitos nocivos da poluição sonora é importante: evitar locais com muito barulho; escutar música num volume de baixo para médio; não ficar sem protetor auricular em locais de trabalho com muito ruído; escutar walk man ou mp3 player num volume baixo, não gritar em locais fechados, evitar locais com aglomeração de pessoas conversando, ficar longe das caixas acústicas nos shows de rock e fechar as janelas do veículo em locais de trânsito barulhento.

Curiosidade:

Exemplo de alguns sons considerados como ruídos simples do nosso dia-a-dia e seu nível sonoro em decibéis (dB). A partir do nível de pressão sonora de 85 dB são potencialmente danosos aos ouvidos, se o contacto com esses sons, sejam eles ruidosos ou não, durar mais de 480 minutos (8 horas):

-O ruído de uma sala de estar chega a 40 dB; -Um grupo de amigos conversando em tom normal chega a 55 dB; -O ruído de um escritório chega a quase 64 dB; -Um caminhão pesado em circulação chega a 74 dB; -Em creches foram encontrados níveis de ruído superiores a 75 dB; -O tráfego de uma avenida de grande movimento pode chegar aos 85 dB; -Trio elétrico num carnaval fora de época tem em média de 110 dB; -O tráfego de uma avenida com grande movimento em obras com britadeiras até 120 dB; -Bombas recreativas podem proporcionar até 140 dB;

-Discoteca a intensidade sonora chega até 130 db.

- torneira gotejando (20 db)

- música baixa (40 db)

- conversa tranqüila (40-50 db)

- restaurante com movimento (70 db)

- secador de cabelo (90 db)

- caminhão (100 db)

- britadeira (110 db)

- buzina de automóvel (110 db)

- turbina de avião (130 db)

- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)

- tiro de arma de fogo próximo (140 db)


Você sabia?

- É comemorado em 7 de maio o Dia do Silêncio.

- Para medir o nível de ruído num determinado ambiente, os técnicos utilizam um aparelho chamado decibelímetro.


---------------------------------------------



                           ATERRO SANITÁRIO



O aterro sanitário é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana. Lá são dispostos resíduos domésticos, comerciais, de serviços de saúde, da indústria de construção ou de objetos sólidos retirados do esgoto.



Condições e características



A sua base deve ser feita por um sistema de drenagem de efluentes líquidos percolados (chorume) acima de uma camada de polietileno de alta densidade – PEAD.



Instalação de aterros sanitários


O local selecionado deve possuir características que permitam controlar os riscos de contaminação da água, do mar e do solo; ter localização que permita maior racionalização do transporte do lixo coletado em todo município; fácil acesso onde o lixo será depositado.

O aterro deve ser amplo e a terra com boas possibilidades de um bom período de tempo para economizar gastos.

A localização deve ser boa:

• O local deve ser bom de custo e com vários acessos;

• Ser longe das zonas urbanas, longe do visual da população e longe dos bairros;

• Ser suficientemente afastado de poços e da capatção de água;

• Deve ser de acordo com as medias ambientais e políticas;

• Deve tentar utilizar terrenos de ruim condições da terra (acidentados) e de fácil aquisição;

• A identificação do solo para sondagens e principalmente em relação ao nível do lençol de água deveria ser igual ou superior a 3 metros (acima);

• Adotar as técnicas adequadas para medição de aterragem levando em conta a topografia do terreno;

• Fornecimento dos veículos para coletas com suas características;

• Fornecimento de dados sobre população urbana do município.


----------------------------------------------------
 
 
 
História do lixo espacial




Existem mais ou menos 4000 lixos espaciais. Vários são decorrentes de foguetes, satélites que foram laçados no espaço pelo homem. Alguns, por exemplo, explodiram, outros pararam de funcionar,... Tudo começou em 4 de outubro de 1957, com o lançamento do Sputnik I, lançado pela antiga União Soviética. Ele funcionou por 21 dias e ficou em órbita terrestre até o inicio de 1958. Esse satélite artificial teve vida curta, porém parte do míssil que o transportou ficou em órbita sem nenhuma função, ou seja, este foi o primeiro lixo espacial existente. Esse lixo caiu na Terra no dia 1º de dezembro de 1957. Já o Sputnik caiu sobre a Terra em Abril de 1958, quando seus dois transmissores de rádio pararam de funcionar.

Meio século após ainda existem vários satélites artificiais sem nenhuma função. Existem mais lixos espaciais sobre a Terra do que existem os satélites que funcionam.



O que é lixo espacial


Lixo espacial são todos aqueles objetos (desde uma luva até pedaços de satélites) criados na Terra e lançados no espaço, que depois de cumprirem suas funções ficam “poluindo” o espaço.

Os detritos espaciais são programados para quando entrarem na atmosfera sejam destruídos, porém alguns deles conseguem entrar na atmosfera terrestre e oferecer riscos ao planeta Terra.



História do lixo espacial


Existem mais ou menos 4000 lixos espaciais. Vários são decorrentes de foguetes, satélites que foram laçados no espaço pelo homem. Alguns, por exemplo, explodiram, outros pararam de funcionar,... Tudo começou em 4 de outubro de 1957, com o lançamento do Sputnik I, lançado pela antiga União Soviética. Ele funcionou por 21 dias e ficou em órbita terrestre até o inicio de 1958. Esse satélite artificial teve vida curta, porém parte do míssil que o transportou ficou em órbita sem nenhuma função, ou seja, este foi o primeiro lixo espacial existente. Esse lixo caiu na Terra no dia 1º de dezembro de 1957. Já o Sputnik caiu sobre a Terra em Abril de 1958, quando seus dois transmissores de rádio pararam de funcionar.

Meio século após ainda existem vários satélites artificiais sem nenhuma função. Existem mais lixos espaciais sobre a Terra do que existem os satélites que funcionam.



Causas e efeitos


Os detritos espaciais se tornaram um grande problema, as colisões atrapalham o funcionamento de satélites, tanto naturais quanto artificiais proporcionando também riscos para astronautas ativos.

As colisões causadas pelos detritos também provocam ações para que ocorra a chamada Síndrome de Kesster. Que é um conjunto de objetos inseridos desordenadamente no espaço, atrapalhando os objetos como satélites artificiais - que foram enviados corretamente à órbita - a seguirem seu curso corretamente, evitando criar mais detritos e futuros impactos.



Como limpar o espaço


Ainda não existe tecnologia suficiente para limpar o espaço, e alguns especialistas dizem que se essa tecnologia existisse seria tão cara que não valeria e pena limpá-lo.

Mas, mesmo assim, estão sendo estudadas algumas possibilidades que poderiam ser usadas no futuro. Entre elas:

Redes: Um sistema de redes gigantes capazes de capturar o lixo e jogá-lo para baixo. Assim ele queimaria ao entrar em contato com a atmosfera.

Lasers: Canhões de laser em pontos estratégicos que derrubariam os detritos para mais perto da órbita terrestre.

Fios: Cabos de aço seriam acoplados aos satélites desativados fazendo com que eles fossem atraídos pelo campo magnético da Terra.

Braço: Uma espécie de nave sem tripulantes e com vários braços mecânicos que coletaria os detritos espaciais.



Incidentes com lixo espacial


Em julho de 1996 um satélite francês foi atingido por um pedaço (espécie de lixo) de um foguete, explodido há dez anos, com o satélite vindo a cair de forma controlada em nosso planeta. Esse foi o acidente espacial mais grave já ocorrido.

Como pode-se ver o lixo espacial causa problemas até na Terra, sendo que este é um exemplo de acidente grave.

A ONU vem tentando enfrentar esse problema, aprovando as "DIRETRIZES PARA REDUÇÃO DOS DEJETOS ESPACIAIS”. Entretanto elas na maioria das vezes não são seguidas , um exemplo é que em julho passado astronauta estavam "limpando" a estação espacial internacional, pois haviam sido jogadas 636kg de amônia no espaço.

-------------------------------------------------------