terça-feira, 3 de julho de 2012

Música e cidadania


Caixa de texto: Música 



Já foi o tempo em que a música só era vista como uma simples manifestação artística. Hoje, ela vem sendo utilizada em vários tratamentos psicoterápicos, garantindo ótimos resultados no combate a algumas doenças e distúrbios emocionais.
Pesquisas realizadas recentemente comprovam que a música é capaz de agir no fluxo sanguíneo e na taxa respiratória, podendo provocar alterações em nosso sistema cardiovascular. O jornal The American Heart Association,publicou um estudo que contou com a participação de 24 voluntários (12 cantores profissionais e 12 pessoas que não tinha nenhum conhecimento musical).



 
Seu contexto basicamente é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.




A música é uma das sete artes liberais. Procede ao vocábulo do grego "musa" que significa inspiração, poesia, harmonia e encanto. A música tem o dom de preparar o ambiente, para meditação, para o culto espiritual; não só acalma,ameniza, conforta como pode curar certos tipos nervosos e ajudar na cura de processos orgânicos. Esotericamente, os sons penetram de tal forma no intimo dos seres humanos que lhe dão harmonia e paz.
 Na literatura moderna, depara-se com numerosas obras de psicologia profunda em que as mais fortes excitações sentimentais são provocadas pela influência da música.
 A música é, nas mãos dos homens, um feitiço o seu efeito se estende desde o despertar dos mais nobres sentimentos até o desencadeamento dos mais baixos instintos, desde a concentração devotada até a perda da consciência que parece embriaguez, desde a veneração religiosa até a mais brutal sensualidade.
Mas, o que é música? Assim perguntou um aluno a seu professor. “E o mestre respondeu-lhe:” A música é um fenômeno acústico para o prosaico. Um problema de melodia, harmonia e ritmo para o teórico; e o desdobramento das asas da alma, o despertar e a realização de todos os sonhos e anseios de quem verdadeiramente a ama.





Muitas pessoas nos dias de hoje acham que determinados estilos da música só tem o lado e a visão que leva a prostituição, as drogas, a violência. Todos devemos ter a liberdade de pensar o que quiser, mas essa liberdade não pode ser usada como um ato de desrespeito, de discriminação ao que gosta ou até ao autor da letra. Mas também não devemos aceitar letras que nos insultam.
Devemos ter em mente que determinadas músicas podem ensinar coisas não propícias a certas idades ou pessoas.
Letras de outras línguas são interessantes; mas devemos cantá-las com o conhecimento de seu significado.
Muitas músicas hoje em dia fazem sucesso com uso de certas palavras que escondem o seu verdadeiro contexto e caem na língua do povo e em pouco tempo está entre as mais famosas. Nossos atos são muito importantes, pode levar pessoas normais à fama que nunca mais acaba.
Certas músicas com linguajar “pobre” que debatem a assuntos fúteis muitas vezes são as mais famosas e são cantadas sem a reflexão de seu objetivo ou seu significado. Muitos cantam porque todos a conhecem ou que a mídia influencia de certa forma que passa      outra visão.



 A música ainda engloba diversos estilos como, por exemplo: rock, pop, gospel, funk, eletrônica, sertaneja e muitos outros. Existem vários acontecimentos negativos que aconteceram sobre elas. Mas não podemos deixar de lembrar o bem que ela proporciona a várias pessoas; apenas uma palavra pode levar a lembrança de vários acontecimentos que nos levam até chorar de alegria como em uma festa com pessoas inesquecíveis ou de tristeza como no fim de um relacionamento.
A música serve para cura de doenças; a depressão que afeta a várias pessoas, relaxa, acalma ou agita a nossa vida. Ela está presente em cada lugar de nosso dia como em uma batida de porta ou até uma voz estridente que às vezes escapa de dentro de nós.
Ela leva às pessoas a fama que no meio de todo esse sucesso surgem pessoas que a admiram, os fãs, que nos dias de hoje existem milhares deles e o carinho que os famosos retribuem é magnífico em muitos os casos e nos faz ver que a fama o sucesso não toma conta por completo e a simplicidade está dentro dele e passa a cada gesto com pessoas que ele nunca viu na vida.
A música é fantástica e deve ser reconhecida quando ela for boa, pois proporciona momentos incríveis ao seu lado.


 
Alunas: Nathaly M. Tozetto, Gabriely Pavelecini, Beatriz da Silva, Luana Yasmin de Freitas, Kerolyn Aparecida, Pollyana Lopes, Tathiane Monteiro, Thayame  Ketlyn Bilik Andrade Silva,Amanda Nabosny

COMO O SKATE PODE SER UMA PROFISSÃO?


Muitas pessoas ignorantes falam que skate não é uma profissão,mas realmente o skate pode ser uma profissão.                    
Você pode estar se perguntando como isso acontece. O skatista ao longo dos anos vai evoluindo em suas manobras e seu estilo,as marcas de skate veem que o skatista está se destacando em campeonatos,vídeos na internet entre outras coisas.Então assim a marca patrocina o atleta para divulgar a marca.infelizmente é quase impossível viver do skate no Brasil ,por isso os skatistas vão para os EUA onde,onde existe varias marcas ,e lá eles dão mais valor ao skate. 
    Há vários exemplos disso no Brasil , como :
Bob Burnquist                                                                                             
 Sandro Dias                                                                                                            
 Luan de Oliveira                                                                                                     
 Rodrigo TX                                                                                           
Pedro Barros                                                                                                              
Entre varios outros...
Modalidades
Street
No skate de rua (street), os praticantes utilizam a arquitectura da cidade, por exemplo, bancos, escadas e corrimãos e o calçamento (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar suas manobras e se expressar. É com distância a modalidade mais difundida e popular do skate.O street é também a modalidade preferida de diversas tribos ou grupos de skatistas.

Freestyle
Modalidade onde o skatista apresenta várias manobras em seqüência, geralmente no chão. O freestyle é considerado uma das primeiras modalidades do Skate. Onde os skatistas dão manobras de chão, juntando elas, dando-as em seqüências, como: flip 180, 360 flip, hardheel flip, hardflip, eles dão elas sem envolver obstáculos.

Vert ou Vertical
Half-Pipe
A modalidade vertical é praticada em uma pistacom curvas (transições), com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista, que apresenta a forma de U, é chamada de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto. O conceituado skatistaTony Hawk ficou famoso por suas grandes habilidades nos half-pipes. Tornou-se o que é graças à sua mãe que comprava batatas fritas para ele sobreviver nos treinos da sua escolinha de skate, onde começou a praticar o esporte aos 3 anos de idade. Aos 6 anos já tinha o patrocínio da Volcom, Vans, Element,entre outras. Nessa idade já fazia flips e grinds pela cidade, onde se machucava muito. Um desses machucados, conseqüente de um flip "mal chutado", afastou-o do esporte durante um ano, pois ele quebrou sua perna direita e ralou todo o joelho esquerdo, o que demorou muito para curar.

Pool Riding
É praticado em piscinas vazias de fundo de quintal, que com suas paredes arredondadas são verdadeiras pistas de skate. Na realidade as pistas de skate em forma de Bowl (bacia) são inspiradas nas piscinas, que tinham a transição redonda:azulejos e coping. O fundo redondo das piscinas americanas é para o caso de a água congelar as paredes não arrebentarem, pois nesse caso o gelo se deslocaria para cima, não fazendo pressão nas paredes. Na década de 70, alguns skatistas da Califórnia, mais precisamente de Santa Mônica, se aventuraram a andar em piscinas vazias, e assim foi criada o Pool Riding que atualmente é uma modalidade underground praticada por alguns skatistas que gostam de transições rápidas. Recentemente, em 1999, a Vans (uma marca de tênis para skatistas) inaugurou uma das maiores pistas da América, onde a atração principal é uma réplica da famosa piscina Combi Pool que ficava na extinta pista de Pipeline em Upland. E já promete outra pista para breve, sempre com a inclusão de piscinas no seu desenho.

Big Air
Modalidade criada por Danny Way outro que foi adaptada e atualmente é a principal competição do X Games. Colocando modalidades que também refletem parte do que os skatistas querem mostrar para o mundo, como o fim da disputas do "skate park" e mostrar disputas de "street skate", em obstáculos que verdadeiramente reproduzem o que os skatistas de street fazem.
  Downhill Slide

Downhill longboard.

Modalidade onde o atleta desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade. Como muitos devem saber, um dos inventores do downhill-slide foi Clifford Coleman, um californiano de Berkeley que hoje tem 54 anos e continua praticando e muito o downhill-slide. Ele e seus amigos de sessão começaram a criar a arte de deslizar (Slide) por volta de 1965, mas somente em 1975 é que se encontraram num evento e puderam compartilhar suas experiências vividas nestes 10 anos e exibiram os primeiros slides em pé (Stand-up) de que se tem notícia. Com o passar dos anos, Cliff começou a desenvolver outro tipo de Slide, o Slide de mão, agachado, o qual poderia ser executado em velocidades maiores proporcionando uma maior segurança no Downhill, visto que este slide poderia ser utilizado como uma espécie de freio na descida de ladeiras maiores e/ou mais íngremes. Desenvolvendo a habilidade dos skaters de descer ladeiras cada vez maiores e mais rápidas (naquela época).Na atualidade, os melhores skatistas nesta modalidade estão no Brasil. Com destaque o Matheus França Reis.
Downhill Stand-up
Tem como finalidade descer a montanha (ladeira) imprimindo velocidade, os equipamentos necessários para a pratica do Downhill speed são (macacão de couro, ténis, luva com casquilho, capacete fechado, e um skate próprio para velocidade), o recordista mundial de velocidade é o brasileiro Douglas (Dalua), Dalua chegou a 130 km/h na ladeira mais rápida do mundo no RS-teutônia. Ano que também deu um enorme destaque aos "speeds" brasileiros junto ao ranking mundial da IGSA(Associação internacional de esportes de gravidade). Com destaque no 5º lugar para luiz Lins(T2) e o 10º lugar ao Juliano Cassemiro (Lilica), em um total de aproximadamente 450 pessoas de várias partes do mundo.
Longboard downhill
Consiste em descer ladeira executando manobras de slide, com um skate maior, chamadoLongboard. Com características, bem próximas á modalidade Downhill Slide, no long, o estilo clássico do "surf" é mais explorado, no aproveitamento das laterais das pistas e da própria madeira(Shape). Hoje, com o desenvolvimento técnico não apenas dos equipamentos mais leves, mas da execução das manobras, o longboard downhill consegue equilibrar, agressividade, velocidade e o clássico ao mesmo tempo. Essa modalidade é a que mais comporta mulheres entre as demais encontradas na ladeira. No Brasil, a skatista Christie Aleixo tem destaque e é considerada uma das melhores no mundo nesta modalidade, além de praticar o speed e o slalom.
Partes do skate
Shape – roda – truck- rolamentos- lixa- parafuso – amortecedores
Fs tail grab , Romulo Tuki, skatista local de Ponta Grossa

OS NOSSOS OCEANOS:


OS NOSSOS OCEANOS: TIPOS DE OCEANO, BIODIVERSIDADE E PESCA PREDATÓRIA:

Você já refletiu sobre esses assuntos ou não está nem aí? Se você é um daqueles que não estão nem aí deveria ler essa matéria e ver os vídeos até o fim...



- Acima vemos duas imagens: o mapa-múndi mostrando todos os oceanos e a segunda é mais reflexiva e ilustrativa mostrando apenas um golfinho.
Nossa postagem tem como objetivo, oferecer o maior número possível de informações sobre os oceanos, mas com uma linguagem simples e sintetizada. Iremos falar sobre a poluição dos mares, a biodiversidade dos oceanos e os maravilhosos projetos que ajudam a preservá-la, como o Greenpeace.

OCEANO
PROFUNDIDADE
LOCALIZAÇÃO
Oceano Antártico
3.270 metros
Fossa Sandwich Sul
Oceano Ártico
1.205 metros
Litke Deep, Bacia da Eurásia
Oceano Atlântico
3.646 metros
Fossa de Porto Rico
Oceano Índico
3.741 metros
Fossa de Java
Oceano Pacífico
4.080 metros
Fossa das Marianas
As entradas são os extremos da terra.
·          Fontes: GUINNESS WORLD RECORDS & Wikipédia.

Pesca Predatória & Poluição
“Pesca predatória é aquela que retira do meio-ambiente, mais do que ele consegue repor, diminuindo a população de peixes e mesmo de plantas do ecossistema. A pesca predatória tem conseqüências desastrosas, podendo limitar a produtividade pesqueira.” – Autor desconhecido
Sobre o aspecto da poluição, em 1972, uma convenção ambiental, realizada em Londres, proibiu que os navios despejassem o lixo nos mares. O lixo, entretanto, é apenas um dos vários problemas. “A pesca de arrastão é realizada em profundidades superiores a 200 m. Segundo Eva Ramirez Liodra, “esse tipo de pesca provoca impacto nas populações de peixes até 3.100 m abaixo do nível do mar” “o arrastão também reduz a diversidade de invertebrados, principalmente, nos corais de águas frias”. “Além disso, muitas redes se perdem ou são descartadas no oceano, acumulando-se no fundo e resultando em um problema conhecido como pesca fantasma: animais caem nessas armadilhas abandonadas e não conseguem se desvencilhar... “Os impactos sugerem os autores do artigo, perduram anos a fio.” E quanto ao clima... “O aquecimento global não está afetando apenas as temperaturas em terá firme. Outra ameaça ao fundo do mar são as mudanças climáticas.”

Biodiversidade dos Oceanos
Vejamos alguns comentários de sites da internet, para nos introduzirmos no tema:
“As águas da Austrália e do Japão apresentam a maior biodiversidade com 33 mil espécies”
“As plantas e algas compõem um terço de todas as espécies do mar Báltico e o nordeste dps Estados Unidos, ainda têm quatro mil espécies desconhecidas”
“Os crustáceos representam 22%, 35% das espécies marinhas do Brasil, do Alasca, da Antártica, ... ,do Caribe, dda Corrente de Humboldt, mas são apenas 10% da diversidade do Mar Báltico”
Após virmos sobre a biodiversidade (fauna e flora) dos oceanos, vejamos o vídeo:
Esse vídeo de autor brasileiro é um apelo para a preservação da vida marinha.

Para onde vai o lixo que nós produzimos? PARA O MAR!!!
Você sabia que o Pacífico é o oceano mais prejudicado e poluido do mundo? O vídeo é sobre a ‘sopa plástica’ ou ‘o lixão do pacífico’. Algo absurdo: A mancha de lixo é maior que a área do Texas, nos Estados Unidos e as consequênciais ambientais são muito tristes, o vídeo é emocionante, uma vez foi exibida uma outra versão no ‘Fantástico’ (Rede Globo), mas, a linguagem desse vídeo é mais cotidiana e mais fácil de ser compreendida. Veja:

·         Elaboração por:
·         Fontes: Wikipédia, Brasil Escola, Alunos Online, Correio Brasiliense, GUINNESS BOOK
 

Estação Espacial Internacional


Ouvir falar não quer dizer que você sabe....(Estação Espacial Internacional)

Astronomia é a ciência que estuda os planetas, estrelas, satélites, cometas, sistemas solares, constelações e nebulosas. Também se dedica a descobrimento de novos astros celestes e de nomeá-los. A astronomia estuda o movimento 
Trata-se da maior obra de engenharia da história. Sozinha ela já representa uma nova era na astronáutica. Dezesseis nações trabalham juntas para construir a Estação Espacial Internacional (EEI ou ISS na sigla em inglês), a mais avançada plataforma de pesquisa espacial já construída.

Vários módulos já estão no espaço e desde já espera-se garantir uma permanência humana constante no espaço. A Rússia desempenhou fundamental. Os valiosos anos de experiência da 
Estação Mir foram decisivos.


A ISS em sua configuração final vista sobrevoando Brasília. Vê-se claramente o plano piloto da cidade e o lago Paranoá. Concepção artística cortesia da NASA.

ISS, vista expandida: principais módulos e seus construtores.

pra que serve uma estação espacial?
"Ela se destina a fazer experiências em gravidade nula para fins científicos e comerciais, e serve como plataforma para experimentos de sensoriamento remoto, analisando recursos naturais da Terra, a atmosfera, a geologia e também para observações astronômicas",
Outras áreas de estudos são as pesquisas em engenharia para desenvolver novos materiais, novos satélites e naves espaciais".
duas curiosidades… J
o que os astronautas comem no espaço?
Um astronauta come comidas desidratadas, acondicionadas em embalagens especiais, já que vão estar no espaço, onde a gravidade é zero.
Onde os astronautas fazem suas necessidades?
eles usam um tubo de sucção acoplado ao sanitário... existe uma espécie de controle de pressão pra que não saia nada "voando" enquanto o astronauta está no banheiro... qdo ele "termina" dá a descarga q utiliza "vácuo" aspirando tudo para um reservatório.

Vida em Sociedade


O mundo em que vivemos

A vida em sociedade não é simples porque não vem com manual e por isso muita gente não sabe como lidar com isso e acaba se prejudicando
Pessoas que já não são educadas pois a como os a pessoa nasce boa mas a sociedade o muda pelo fato de que a vida gira em torno de pessoas sem cultura que pensam que a vida só é boa se o capital for alto se isso for o principio de tudo a vida acaba não tendo mais valor.
          

        

“Vão te julgar, te rotular, mas se você ignorar os rotulados vãos ser eles.”

Construir sua história sem olhar para trás e sem ligar para quem te impede de seguir em frente. É isso que falta em muita gente. A sociedade, ela é julgadora e hipócrita, nunca devemos dar ouvidos á ela. O medo, ele destrói os melhores sonhos, te impede te viver tudo que tem vontade só pra ter a certeza de que não irá errar. E os erros cometidos, eles sempre te assombrarão e farão de tudo para você ter medo de errar outra vez. Na boa, não liga pra nenhum deles. Todos eles te levam á um caminho: te impedirão de realizar o que você mais quer. Então se você sonha, corra atrás e realize, sem ouvir a sociedade, sem ter medo e sem pensar nos erros. Só viva.

  As pessoas acham que podem explicar uma coisa denegrindo outras, acham que podem limpar a barra de algo, sujando a de outro, pois bem quer limpar o sujo dizendo que existe o mal lavado, e por um acaso pode se dizer:
  - Oh, isso está sujo..
  - Melhor do que se estivesse mal lavado.
  Ah, por favor,se está sujo,estão os dois. Se está errado, estão os dois. Um pecado não deixa de ser pecado por ser pequeno, quer limpar algo? Que seja por completo, começando de dentro do coração! Estou cansada dessa sociedade. Erram-se os dois, por que só um é condenado? Erro é erro, quem erra tem que se arrepender, mas não é por que o erro é menor, que deixou de ser erro.
Há duas tendências muito fortes no ser humano: uma para buscar a autonomia, a autossuficiência, a independência; e outra para fazer parte e pertencer a uma unidade maior.
Essa unidade maior pode ser definida como a família, a nação, uma ideologia, ou seja, um universo maior que tenha um significado importante.
Dessa forma o indivíduo se desenvolve, ultrapassa sua individualidade e busca a integração com os outros.
Para se desenvolver de forma equilibrada, a pessoa precisa se comprometer, se adaptar, ceder. Tudo isso não é muito fácil, pois sempre haverá conflitos entre o eu e o outro, entre o querer tudo para si e precisar fazer algo para o outro. A vida em sociedade fica mais fácil quando entendemos que dependemos uns dos outros para viver melhor, e que juntos somos mais fortes.
Os seres humanos não vivem juntos apenas por escolha, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade. Se alguém, por livre vontade, se isolasse numa ilha, com todos os recursos para sobrevivência, em pouco tempo sentiria falta de companhia e sofreria com a solidão, por não ter com quem compartilhar ideias, dar e receber afeto. Poderia até mesmo enlouquecer. Portanto, as pessoas satisfazem suas próprias necessidades vivendo em sociedade.
Quando a autoestima - a visão que a pessoa tem de si mesma - é positiva, o relacionamento em sociedade torna-se mais fácil, mais saudável e mais satisfatório. O inverso também é verdadeiro, isto é, um bom relacionamento social alimenta a autoestima positiva.
Para manter um bom relacionamento com as outras pessoas são necessárias algumas condições básicas: sermos autônomos, assertivos, confiantes e termos autoestima elevada. Sem essas condições, atribuiremos aos outros a causa das dúvidas, fraquezas, incertezas e desconfianças que temos a respeito de nós mesmos.
Em sociedade o eu e o outro sempre se relacionam, e as necessidades sociais vão sendo estabelecidas. Elogiamos e somos elogiados; compreendemos e somos compreendidos; amamos e somos amados; vemos e somos vistos; valorizamos e somos valorizados. Até as frustrações são mútuas: rejeitamos e somos rejeitados; causamos dor no outro e ele em nós; discriminamos e somos discriminados. O certo é que para o bem e para o mal, querendo ou não, o outro é parte de nossa vida e nossa vida é parte do outro.
Muitas pessoas se queixam de que a sociedade define muitas regras e que sem elas a vida poderia ser melhor. A verdade é que cada um deve definir seu limite, respeitar a sua individualidade e também a do outro. Aí surge a pergunta: isso também não é uma regra?
A necessidade de nos mantermos unidos a outros seres humanos não é um capricho ou um desejo individual, é uma questão de sobrevivência orientada pelo instinto e referendada pela razão.