segunda-feira, 1 de junho de 2009

Coreia do Norte


SEUL, Coreia do Sul, 1 Jun 2009 (AFP) - A Coreia do Norte parece estar se preparando para realizar um novo disparo de míssil de longo alcance, em outro gesto de provocação à comunidade internacional, que condenou seu teste nuclear na semana passada, afirmaram fontes sul-coreanas e americanas.

"Detectamos sinais de que a Coreia do Norte está se preparando para lançar um míssil balístico intercontinental", declarou à AFP uma fonte do ministério da Defesa da Coreia do Sul.
"Os serviços de inteligência dos Estados Unidos e da Coreia do Sul ainda estão analisando esta informação", completou. O funcionário, no entanto, se recusou a confirmar a informação da agência de notícias sul-coreana Yonhap de que o disparo pode acontecer dentro de uma ou duas semanas.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, que faz uma visita nesta segunda-feira às Filipinas, confirmou que o regime de Pyongyang pode estar preparando um novo lançamento de míssil balístico de longo alcance, mas acrescentou que as intenções norte-coreanas "não são claras".

"Observamos sinais indicando que eles podem fazer algo com outro míssil Taepodong, mas até agora as intenções deles não são claras", declarou Gates em Manila.

Gates confirmou assim informações obtidas na sexta-feira pela AFP com uma fonte americana de que fotografias feitas por satélite mostravam movimientação de veículos em duas áreas de mísseis na Coreia do Norte, o que aumentou as especulações de que Pyongyang se preparava para lançar um míssil balístico intercontinental.

A Coreia do Norte aumentou os exercícios navais de desembarque, ao mesmo tempo que aumenta a tensão com a Coreia do Sul.
A imprensa sul-coreana informou que um míssil de longo alcance foi transportado de trem para uma base de lançamento no noroeste da Coreia do Norte, no que representaria mais um desafio de Pyongyang à comunidade internacional.

Segundo a Yonhap, este míssil pode ser uma versão modificada do Taepodong-2, que foi testado em 2006 e em abril passado, e que em tese pode atingir o estado americano do Alasca.
A tensão é grande na Península da Coreia desde o teste nuclear realizado na segunda-feira passada pelo regime comunista norte-coreano de Kim Jong-Il - o segundo desde 2006 -, seguido do lançamento de uma série de mísseis de curto alcance e das ameaças de Pyongyang de um ataque contra o vizinho sul-coreano.

Volante de formula 1


Para aqueles que acham que é fácil ser piloto de formula 1!