sexta-feira, 6 de julho de 2012

A história dos vídeos games

 Os primeiros videogames O primeiro videogame, se é que podemos chamá-lo assim, foi desenvolvido em 1962 por Slug Russel, Wayne Witanen e Martin Graetz, colegas do Instituto Ingham de Massachusetts, EUA. Baseados em protótipos de vários equipamentos, decidiram criar algo útil para suas horas vagas. Nasce assim o primeiro jogo eletrônico: o Spacewar. Após um período de dez anos, o primeiro videogame passou a ser vendido nos Estados Unidos.
 Era o Odissey, elaborado pela empresa Magnavox, em 1972. O mesmo foi comercializado no Brasil no final da década de 70. Tendo sido fabricado pela Philco e Ford, o console ficou conhecido como Telejogo. Essa foi a época “negra” do vídeo game, na qual os jogadores tinham que ter bastante imaginação, pois quadrados na tela significavam pessoas, naves, etc. Um pouco depois do lançamento do Odissey, surge o fenômeno que todos normalmente associam com a história do videogame: o Atari. Projetado por Nolan Bushnell e lançado em 1978 nos Estados Unidos e em 1983 no Brasil, o console Atari 2600 é considerado um símbolo cultural dos anos 80 e um fenômeno de vendas.
 Após a quebra da Atari no início dos anos 80, a Nintendo começou a erguer seu império. Seu primeiro sucesso de vendas foi o console Famicom, de 8 bits, que foi rebatizado de NES (Nintendo Entertainment System). Sob o NES, foram feitos jogos famosíssimos, como Mario e Donkey Kong, por exemplo. Enquanto a Nintendo crescia e se consolidava como a maior no mundo dos consoles, a SEGA, outra empresa japonesa, também se desenvolvia. Para concorrer com o NES, a empresa lançou o Master System. 

Fonte: http://www.historiadetudo.com/videogame.html



Os jogos violentos podem influênciar ?

 O questionamento sobre se jogos violentos podem influenciar no comportamento das crianças ainda é feito por muitos pais e pessoas que se interessam pelo assunto. O tema é muito polêmico. Já faz muito tempo que ronda a indústria de jogos. Alguns jogos já geraram muita polêmica e problemas. Um caso bem conhecido foi o massacre do Colégio Columbine, nos Estados Unidos. Dois jovens mataram doze estudantes e um professor. Ambos os jovens, na época, falaram que eram viciados em Doom e Quake jogos altamente violentos. Na época, a associação do jogo com a atitude dos jovens assassinos foi imediatamente ligada. Muitos pais, então, evitaram que seus filhos tivessem contato com esse tipo de game e a todos que ensinam a matar e roubar. Já faz muito tempo que os jogos eletrônicos não passavam de brincadeira inofensivas de pula pula, passar por obstáculos entre outras coisas, atualmente intituladas como bobas e sem graça.

 Fonte:http://www.oficinadanet.com.br/artigo/games/jogos_violentos_podem_influenciar_na_mente_de_criancas

 

 Os vídeo games mais conhecidos Playstation Desenvolvido pela Sony, este videogame roda CDs e DVDs (Região 1).
Os games em DVD tem capacidade para armazenar até 4,7 GB de dados. O Playstation II foi o primeiro videogame a possuir um processador de 128 bits. Ele possui 32 megas de memória RAM principal, 4 megas de memória VRAM para texturas. Outra qualidade deste potente videogame é uma placa de vídeo de altíssimo desempenho, a Graphics Sinthesizer. Seu joystick ainda vibra, dando muito mais realismo e emoção aos jogos. Com ele, o gamemaníaco pode rodar todos os jogos do Playstation 1, graças ao processador antigo que carrega em seu interior, que executa todas as operações de entrada e saída de dados. Outra vantagem é que pode ser utilizado na horizontal e na vertical. O ps2 também possui um recurso que torna capaz de jogar on line de sua casa com outros jogadores, através da Internet. Os aficionados aguardam para 2006 o lançamento do Playstation 3, que deverá revolucionar o mundo dos videogames. X-Box O videogame da Microsoft também possui características capazes de deixar os jogos com extremo realismo. Seu poderoso processador de 733MHZ é capaz de efetuar milhões de movimentos e gráficos ao mesmo tempo, deixando os jogos extremamente rápidos, coloridos e com uma realidade impressionante. Possui uma porta Ethernet acoplada, recurso que possibilita o jogo on line e em rede. Em 2006, a Microsoft lançou o X-Box 360. O novo console conta com recursos avançados e jogos com gráficos complexos. Playstation 3 No ano seguinte foi a vez da Sony apresentar seu grande lançamento, o Playstation 3, com diversas inovações tecnológicas, com destaque para o processamento de gráficos. Outra novidade deste videogame foi a inclusão de um tocador de blue ray embutido no console.


 Fonte: http://www.suapesquisa.com/videogame/



Nenhum comentário: