terça-feira, 3 de julho de 2012

Música e cidadania


Caixa de texto: Música 



Já foi o tempo em que a música só era vista como uma simples manifestação artística. Hoje, ela vem sendo utilizada em vários tratamentos psicoterápicos, garantindo ótimos resultados no combate a algumas doenças e distúrbios emocionais.
Pesquisas realizadas recentemente comprovam que a música é capaz de agir no fluxo sanguíneo e na taxa respiratória, podendo provocar alterações em nosso sistema cardiovascular. O jornal The American Heart Association,publicou um estudo que contou com a participação de 24 voluntários (12 cantores profissionais e 12 pessoas que não tinha nenhum conhecimento musical).



 
Seu contexto basicamente é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma prática cultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.




A música é uma das sete artes liberais. Procede ao vocábulo do grego "musa" que significa inspiração, poesia, harmonia e encanto. A música tem o dom de preparar o ambiente, para meditação, para o culto espiritual; não só acalma,ameniza, conforta como pode curar certos tipos nervosos e ajudar na cura de processos orgânicos. Esotericamente, os sons penetram de tal forma no intimo dos seres humanos que lhe dão harmonia e paz.
 Na literatura moderna, depara-se com numerosas obras de psicologia profunda em que as mais fortes excitações sentimentais são provocadas pela influência da música.
 A música é, nas mãos dos homens, um feitiço o seu efeito se estende desde o despertar dos mais nobres sentimentos até o desencadeamento dos mais baixos instintos, desde a concentração devotada até a perda da consciência que parece embriaguez, desde a veneração religiosa até a mais brutal sensualidade.
Mas, o que é música? Assim perguntou um aluno a seu professor. “E o mestre respondeu-lhe:” A música é um fenômeno acústico para o prosaico. Um problema de melodia, harmonia e ritmo para o teórico; e o desdobramento das asas da alma, o despertar e a realização de todos os sonhos e anseios de quem verdadeiramente a ama.





Muitas pessoas nos dias de hoje acham que determinados estilos da música só tem o lado e a visão que leva a prostituição, as drogas, a violência. Todos devemos ter a liberdade de pensar o que quiser, mas essa liberdade não pode ser usada como um ato de desrespeito, de discriminação ao que gosta ou até ao autor da letra. Mas também não devemos aceitar letras que nos insultam.
Devemos ter em mente que determinadas músicas podem ensinar coisas não propícias a certas idades ou pessoas.
Letras de outras línguas são interessantes; mas devemos cantá-las com o conhecimento de seu significado.
Muitas músicas hoje em dia fazem sucesso com uso de certas palavras que escondem o seu verdadeiro contexto e caem na língua do povo e em pouco tempo está entre as mais famosas. Nossos atos são muito importantes, pode levar pessoas normais à fama que nunca mais acaba.
Certas músicas com linguajar “pobre” que debatem a assuntos fúteis muitas vezes são as mais famosas e são cantadas sem a reflexão de seu objetivo ou seu significado. Muitos cantam porque todos a conhecem ou que a mídia influencia de certa forma que passa      outra visão.



 A música ainda engloba diversos estilos como, por exemplo: rock, pop, gospel, funk, eletrônica, sertaneja e muitos outros. Existem vários acontecimentos negativos que aconteceram sobre elas. Mas não podemos deixar de lembrar o bem que ela proporciona a várias pessoas; apenas uma palavra pode levar a lembrança de vários acontecimentos que nos levam até chorar de alegria como em uma festa com pessoas inesquecíveis ou de tristeza como no fim de um relacionamento.
A música serve para cura de doenças; a depressão que afeta a várias pessoas, relaxa, acalma ou agita a nossa vida. Ela está presente em cada lugar de nosso dia como em uma batida de porta ou até uma voz estridente que às vezes escapa de dentro de nós.
Ela leva às pessoas a fama que no meio de todo esse sucesso surgem pessoas que a admiram, os fãs, que nos dias de hoje existem milhares deles e o carinho que os famosos retribuem é magnífico em muitos os casos e nos faz ver que a fama o sucesso não toma conta por completo e a simplicidade está dentro dele e passa a cada gesto com pessoas que ele nunca viu na vida.
A música é fantástica e deve ser reconhecida quando ela for boa, pois proporciona momentos incríveis ao seu lado.


 
Alunas: Nathaly M. Tozetto, Gabriely Pavelecini, Beatriz da Silva, Luana Yasmin de Freitas, Kerolyn Aparecida, Pollyana Lopes, Tathiane Monteiro, Thayame  Ketlyn Bilik Andrade Silva,Amanda Nabosny

Nenhum comentário: